Alunos do ensino médio participaram, na tarde desta segunda-feira (28), de uma aula sobre o processo legislativo e tramitação e defesa de projetos em plenário. A iniciativa foi da vereadora Amanda Gondim (PDT), em parceria com a Escola do Legislativo, que buscou realizar uma dinâmica com a simulação de uma sessão plenária, na qual se faz leitura dos projetos em pauta, debate e discussão das matérias com o envolvimento dos estudantes.
Ao todo, 25 alunos do Colégio Nacional participaram da atividade, acompanhados pelo professor de História, Markus Felipe. De acordo com o professor, a escola desenvolve ações para motivar os estudantes a se envolverem em questões de cidadania e, por esse motivo, foi aceito o convite para participar da dinâmica desta tarde. “A ideia de trazer eles aqui hoje é mostrar que eles também são agentes da história, eles também podem fazer transformação e conhecer também esse espaço, que é o espaço de todo mundo”, explicou.
A estudante do 3º ano do ensino médio, Barbara Nunes, disse que a experiência hoje no parlamento a fez conhecer mais sobre a cidade onde mora há 12 anos. “Eu, por exemplo, nunca vim aqui ... essa abrangência, essa diferenciação, esse aprofundamento sobre Uberlândia, sobre a cidade, sobre o quê os vereadores aqui se importam com a gente e como a cidade pode melhorar cada vez mais”, disse a aluna surpresa em conhecer um pouco mais sobre o poder legislativo.
O aluno Diogo Santos, também do 3º ano do ensino médio, a experiência foi nova e a visita foi importante para conhecer o poder a Câmara de Uberlândia e saber o processo de criação e votação de uma lei. “É um processo muito interessante, muito divertido e é algo novo para todos que estamos participando”, salientou.
A coordenadora da Escola do Legislativo, Bruna Rodrigues, explicou que foi feito um “mini tour” com os alunos nas dependências da Câmara, aproveitou a oportunidade para falar sobre o Programa Parlamento Jovem e convidar estudantes a participar do projeto. Segundo ela, essa é uma iniciativa importante para que eles pensem sobre projetos para o público jovem e estarem tendo uma experiência com o parlamento.
Para a vereadora Amanda Gondim, os jovens precisam frequentar mais a Câmara. “A gente precisa aproximar política do jovem, aproximar esse debate e ouvi-los também dentro das suas realidades, porque o jovem faz parte da cidade, ele precisa ser ouvido e acolhido e a política precisa parar de ser uma realidade distante dessas pessoas. Eles são formadores de opinião, são o futuro da nossa cidade, precisam saber como uma Câmara funciona para terem consciência também dos representantes que eles querem colocar aqui dentro e dos projetos que são votados aqui na Casa”, finalizou.
Departamento de Comunicação (Emiliza Didier)