Hoje foi um dia bem especial para os alunos do quarto ano do Colégio Ann Mackenzie e para a Câmara de Uberlândia também. Eles visitaram as instalações do poder legislativo numa atividade externa proposta pela escola e com apoio da Escola do Legislativo com a finalidade de esclarecer melhor e complementar o aprendizado sobre os três poderes da república abordados na disciplina de história.
Na Câmara, eles participaram e interagiram nas explicações sobre as funções do poder legislativo e do vereador, funcionamento da Casa, além de visitarem espaços internos como Plenário Homero Santos, gabinetes, galeria, escadaria e a Praça Jacy de Assis, com seus quadros memoriais dos antigos presidentes e vereadores de Uberlândia. Para esse momento, os alunos receberam uma contribuição e atenção por parte do vereador Anderson Lima (DC). A iniciativa faz parte do Projeto Visita Assistida da Câmara de Uberlândia, que atende escolas da cidade e também da região para apresentar os trabalhos que são realizados no órgão.
Os alunos vieram acompanhados por uma equipe do Colégio Ann Mackenzie: o diretor executivo, Marcos Marques, a coordenadora do ensino Infantil e Fundamental 1, Simone Baltazar, duas professoras e profissionais da área de Tecnologia da Informação, Comunicação e assistente de sala de aula.
De acordo com Simone Baltazar o intuito com a visita foi o de fazer os alunos conhecerem, na prática, o assunto que estão estudando sobre a história dos três poderes. “As explicações foram muito boas porque traz para a experiência diária o que eles aprenderam nos livros, conhecer mais de pertinho como funciona (o poder legislativo) em Uberlândia”, disse a coordenadora se referindo às perguntas feitas pelos alunos durante a explanação da diretora da Escola do Legislativo, Samantha Oliveira, e dúvidas dos pequenos sobre como são elaboradas as leis e como é feita as votações em Plenário. “Tudo isso é muito interessante”, opinou. Sobre o desempenho exemplar dos alunos no entendimento sobre os trabalhos legislativos e suas indagações mais intrigantes como “o presidente da Câmara é melhor do que os outros vereadores? (por ser presidente)” e outras sobre como chegar ao poder legislativo e a responsabilidade dos parlamentares, Baltazar explicou que essa desenvoltura vem do trabalho que a escola realiza com os estudantes no ambiente escolar. “As perguntas foram ótimas, as crianças estão muito engajadas. No nosso Colégio nós trabalhamos com representantes de turma, então faz muito sentido para eles entenderem como funciona, de verdade, um plenário, uma votação, uma defesa de idéias, um debate. Isso ajuda as crianças na elaboração de pensamento, de argumentação, de como eles precisam se comportar, da importância do diálogo, da importância de entender que a maioria precisa ter voz e vez e não a idéia própria, (da importância) de interesse comum”, refletiu a coordenadora acrescentando que “gostou muito” do trabalho externo realizado na Câmara nesta tarde.
Samantha Oliveira disse que as explicações feitas aos alunos sempre seguem os pilares e a divisão dos três poderes, sobre o trabalho realizado pelo vereador, a importância das idéias e das propostas, bem como da discussão e do diálogo entre os parlamentares, que visam melhorar a vida da população e também deles entenderem que para cada poder, legislativo, executivo ou judiciário, existe alguém que é responsável pelos trabalhos, um líder. Sobre as perguntas feitas pelos alunos, Samantha Oliveira diz que os meninos são muito inteligentes. “Eu acho que o que fica é que a criança é capaz e quando a gente pensa que não, eles têm muito claro aquilo que é de suma importância ... eles querem entender como vereador chega aqui, como é eleito o vereador e qual é o real papel do vereador”, esclareceu a diretora.
As impressões ficaram também para cada aluno participante da visita. Para João Vitor Santos Oliveira, a visita foi legal porque ele aprendeu sobre a “questão do presidente” da Câmara, como ele é eleito, qual a função que ele exerce na Câmara, se o presidente é melhor do que os outros vereadores, por quê ele representa a Casa. Um outro aluno questionou sobre o processo de desempate, caso dois vereadores tenham obtido o mesmo número de votos nas eleições, o que nesse caso se dá por questão de idade: o mais velho é empossado para o cargo.
Pedro Alcântara de Oliveira disse que na Câmara se “aprende sobre o legislativo bem melhor”. Celina Souza Amorim disse que a visita foi “bem legal”. Ela comparou o prédio da prefeitura com o da Câmara e disse que a Câmara “é mais elaborada”. O que despertou sua atenção foi o fato dos vereadores “terem de ficar dia e noite pensando, em todo momento, sobre em quê que eles podem ajudar a sociedade”.
Olívia Lima Miranda disse que gostou muito da visita, pois pode conhecer os vereadores . Gustavo Pacheco dos Santos disse que a experiência hoje foi legal. “Eu acho que a arquitetura é legal, estou gostando de aprender sobre o poder legislativo, tô achando bem divertido”, disse o pequeno estudante com ares de pensamento mais maduro. Numa comparação entre aprender sobre o poder legislativo na escola e numa visita assistida na Câmara, disse que aqui “tem uma harmonia mais estranha (diferente, como deu a entender)” e pelo fato dos vereadores trabalharem na Câmara, ele entende que os alunos se familiarizam mais com o ambiente no aprendizado.
O momento foi registrado com diversas fotos que externaram a satisfação e a alegria dos alunos e das equipes do Colégio Mackenzie e da Escola do Legislativo com a visita.
Fonte: Departamento de Comunicação (Emiliza Didier)