Os alunos do Parlamento Jovem Minas 2025 apresentaram, na tarde desta quarta-feira (23), as justificativas para as propostas de Lei referentes ao Subtema 3, que é Patrimônio cultural, desenvolvimento e cidadania. A elaboração das justificativas faz parte da dinâmica que a professora de Geografia da rede estadual de ensino e coordenadora do Novo Ensino Médio, Sayonara Nogueira, tem promovido entre os participantes para que todos sejam capazes de criar projetos de Lei sobre o tema central do PJ Minas deste ano, que é a Democratização do acesso à Cultura.
Mais de 30 alunos foram recepcionados com lanche e orientações por parte da diretora da Escola do Legislativo, Rita Virgínia Gonçalves, das coordenadoras, Thaís Pereira e Bárbara Lima, e da assessora, Kênia de Rezende. Ao dar início à atividade, Rita Virgínia lembrou os alunos de que a dinâmica desta tarde seria uma continuidade da abordagem do último encontro do dia 16.
Ao todo, os participantes elaboraram quatro propostas de lei para o Subtema 3 na última quarta-feira, atividade requerida pela professora Sayonara Nogueira, que, para hoje, dividiu os alunos em grupo novamente e, conforme material de apoio disponibilizado (Modelo de projeto de Lei e Matriz 5W2H, que mostra as etapas para construção de propostas e projetos de Lei), orientou-os a escrever as justificativas para as propostas que elaboraram.
Para o Subtema 3, os jovens parlamentares do PJ Minas 2025 querem:
- 1 - “transformar o Graffiti do Dequete em patrimônio imaterial” - *(Dequete é um artista grafiteiro que tem desenhos espalhados por Uberlândia e trabalhou como educador social para o público jovem nos bairros Morumbi e Dom Almir por meio do programa Fica Vivo! do governo de Minas);
-
2 - “criar um palco público para pequenos artistas na Praça Tubal Vilela”;
-
3
- - “construir uma pista de skate a partir da produção de lixo”;
-
-
-
-
-
-
4 - “ressignificar o Teatro Grande Otelo”.
Para elaborar as justificativas, os alunos se reuniram novamente em grupos nesta tarde e discutiram sobre a importância de cada uma delas. Os integrantes grupo 1, por exemplo, explicaram que “buscam aprimorar a visão que as pessoas têm sobre a arte de rua”. O grupo 2 quer “enriquecer a cultura e garantir uma programação para os estudantes”, e o grupo 3, justificou que “a reforma da pista de Skate do Parque do Sabiá promovida pela Prefeitura de Uberlândia no ano passado requereu altos valores e mesmo assim, já se deteriorou e, com a proposta de se construir uma pista de skate a partir da produção de lixo, eles pretendem reduzir gastos e promover uma pintura para curadoria”.
As justificativas apresentadas nesta tarde foram recolhidas para o compilado que deve dar forma às propostas de lei, as quais devem ser discutidas e votadas nas plenárias Municipal e Regional, previstas para acontecer entre os meses de junho e agosto deste ano.
Propostas para os Subtemas 2 e 3
Os alunos ainda devem se reunir para elaborar e apresentar justificativas das propostas de Lei para os Subtemas 2 (A organização das políticas culturais e participação social) e 3 (Patrimônio cultural, desenvolvimento e cidadania).
A professora de Geografia, Sayonara Nogueira, que na palestra de lançamento do PJ 2025 falou sobre o acesso à cultura aos jovens no Brasil e em Minas, retornou para falar sobre a temática do Subtema 3 na última quarta-feira, dia 16 de abril. Ela então realizou a dinâmica para construção das propostas de Lei para o Subtema 3 e, hoje (23), conduziu os jovens na dinâmica para elaborar as justificativas das propostas também do Subtema 3. Como os palestrantes dos Subtemas 1 e 2 não seguiram essas dinâmicas, Nogueira irá desenvolver novas dinâmicas nas próximas aulas, previstas para acontecer no dia 14 e 21 de maio, para construir, junto com os alunos, as propostas e justificativas que faltaram para os dois primeiros Subtemas.
Votação das propostas nas plenárias Municipal e Regional
Finalizado esse processo de atividades e dinâmicas, os alunos do PJ Minas 2025 de Uberlândia votarão e elegerão apenas uma proposta de cada Subtema durante a Plenária Municipal prevista para acontecer em junho próximo. Em mãos das três propostas eleitas, os alunos de Uberlândia deverão defender essas propostas frente a alunos da região do Triângulo Mineiro participantes do programa na Plenária Regional, prevista para acontecer no início do segundo semestre deste ano em Conceição das Alagoas, cidade polo do PJ Minas 2025 desta localidade.
Departamento de Comunicação (Emiliza Didier)