A Escola do Legislativo da Câmara de Uberlândia recebeu, na tarde desta quarta-feira (28), mais de 30 alunos do programa Parlamento Jovem Minas 2025 para dinâmica de elaboração das propostas de Lei referente ao Subtema 2, que é “A organização das políticas culturais e participação social”. Os estudantes foram orientados pela professora de Geografia da rede estadual de ensino e coordenadora do Novo Ensino Médio, Sayonara Nogueira, que apresentou o conteúdo, deu suporte e sugeriu ideias para os jovens pensarem em políticas direcionadas ao Subtema 2 e redigirem as redações.
As atividades desta tarde foram abertas pela diretora da Escola, Rita Virgínia Gonçalves, em companhia das assessora e coordenadora, Kênia de Rezende e Thaiz Pereira, respectivamente, que acomodaram os alunos e serviram o lanche.
Na dinâmica, os jovens estudantes das escolas estaduais José Ignácio de Souza, Messias Pedreiro, René Gianetti, Ederlino Lannes Bernardes e do Colégio São Paschoall, foram divididos em três grupos, sendo responsáveis, cada um, pela elaboração de uma proposta de Lei do Subtema 2.
Atividades já realizadas
O Parlamento Jovem Minas, um programa de conscientização e formação política para alunos do ensino médio do estado idealizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), trabalha com um tema central, que neste ano é “Juventude e direitos culturais”. Para facilitar a compreensão e a organização do material de explicação e de apoio aos jovens, esse tema é dividido em três outros subtemas, pelos quais os alunos de cada câmara municipal participante do projeto devem pensar e elaborar três propostas de Lei para cada um deles, debater e votar em apenas uma proposta de Lei que deve ir a votação nas plenárias regionais e, por fim, na Plenária Estadual que acontece nas dependências da ALMG, em Belo Horizonte.
Até o momento, os alunos de Uberlândia já elaboraram as propostas de Lei dos três Subtemas do programa, quais são: Subtema 1, “A juventude e a cultura como direito”; Subtema 2, “A organização das políticas culturais e participação social” e Subtema 3, que é Patrimônio cultural, desenvolvimento e cidadania. Os participantes seguem agora engajados na elaboração das justificativas das propostas elaboradas para os subtemas 1 e 2.
Fonte: Departamento de Comunicação (Emiliza Didier)