O prefeito Paulo Sérgio (PP) anunciou, na manhã desta quinta-feira (29), no Auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Virgílio Galassi, o programa “Avança Uberlândia”, considerado o maior pacote de obras e projetos estruturais da história do município. O anúncio foi feito ao lado do presidente da Câmara Municipal, vereador Zezinho Mendonça (PP), e de vereadores da base do governo.
O programa prevê mais de 100 obras e projetos, com investimentos superiores a R$ 2,1 bilhões, contemplando todas as regiões da cidade. As ações abrangem áreas essenciais como saúde, educação, habitação, saneamento básico, infraestrutura, mobilidade urbana, drenagem, cultura, esporte, lazer, desenvolvimento social e tecnologia.
“A Câmara participa ativamente do anuncio deste pacote de obras, uma vez que votou e aprovou alguns projetos que irão viabilizar algumas dessas obras. A Câmara reforça o compromisso em votar e apoiar projetos que tragam melhorias para nossa cidade, crescimento com qualidade, geração de emprego e renda e criação de oportunidades para todos”, celebrou o 1º vice-presidente da Câmara, vereador Sargento Ednaldo (PP).
Para viabilizar o “Avança Uberlândia”, o município contará com recursos de diferentes fontes, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Ministério das Cidades, Finisa/Caixa, BNDES, Cohab, Governo do Estado, além de emendas parlamentares. Somente em obras já em execução, os investimentos ultrapassam R$ 340 milhões.
Os projetos anunciados estão em diferentes estágios de andamento. Entre as principais ações previstas estão:
• Saúde: construção de duas policlínicas (regiões Oeste e Norte), um CAPS no Jardim Botânico e nove novas Unidades Básicas de Saúde.
• Educação: construção de escola no Jardim Célia.
• Infraestrutura e Mobilidade: recapeamento e pavimentação de vias, reestruturação da Avenida Sideral e construção de Obras de Arte Especiais.
• Saneamento e Drenagem: obras de infraestrutura em bairros e assentamentos, conclusão da ETE Uberabinha e implantação de represas e sistemas de contenção de cheias, especialmente na Avenida Rondon Pacheco.
• Cultura, Esporte e Lazer: ampliação do Parque do Sabiá, construção de espaços esportivos, novas quadras cobertas e continuidade da restauração do Teatro Grande Otelo.
• Desenvolvimento Social: construção do Complexo Norte (NAICA, CRAS e CEAI).
• Tecnologia e Inovação: projeto e construção do Centro de Inteligência Artificial.
O programa consolida um amplo ciclo de investimentos voltados ao desenvolvimento urbano, social e econômico de Uberlândia, com impacto direto na qualidade de vida da população.
Texto: Jornalista Ademir Reis
RP MG04854 JP - Dir. Comunicação
Câmara Municipal de Uberlândia