A Câmara Municipal de Uberlândia vai retomar a realização de sessões totalmente presenciais na próxima quarta-feira, 1º de junho, com o retorno dos vereadores ao plenário da Casa. As sessões vinham sendo realizadas de forma híbrida, com alguns poucos vereadores presentes e os demais participando on line, desde o início da pandemia do Covid-19 no início de 2020.
Passados dois anos, não só as sessões, mas todas as atividades da Câmara Municipal de Uberlândia voltam a ser 100% presenciais. Segundo o vereador Sérgio do Bom Preço (PP), presidente da Mesa Diretora, as sessões plenárias e das comissões permanentes serão inteiramente presenciais. Também será liberado o acesso da população para acompanhar as sessões nas galerias do plenário, assim como a realização de sessões solenes e audiências públicas, que poderão continuar sendo realizadas de forma remota se assim for o desejo do vereador ou vereadora proponente.
“Como ressalva, se um fato novo em relação à pandemia surgir, a gente vai novamente repensar a situação. Quero ter a compreensão de todos, pois já estamos a dois anos trabalhando de forma híbrida, mas oficialmente a Casa volta presencialmente neste 1º de junho, disse o presidente, vereador Sérgio do bom Preço.
Durante todo o final da semana, o controlador da votação on-line, Lissandro Rogério Ijanc, realizou testes com o painel eletrônico de votação junto com o pessoal do Departamento de Informática e foi conferida a digital de cada um dos 27 vereadores para ser usada durante as votações e a equipe técnica da TV Câmara com os microfones individuais de cada um dos vereadores e vereadoras em suas mesas no plenário Homero Santos.
“Indiscutivelmente o trabalho parlamentar é fundamental que seja retomado presencialmente, com todos os funcionários. Analisaremos casos pontuais, casos específicos. Já há regramento em relação a isso, mas teremos a retomada da nossa normalidade”, ressaltou o primeiro secretário e ordenador de despesas, vereador Leandro Neves (PSDB).
Departamento de Comunicação (Ademir Reis)