A história do saneamento em Uberlândia ganhou um novo espaço na sede do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE). A inauguração do Museu da Água aconteceu na tarde desta segunda-feira (08) e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Uberlândia, vereador Hélio Ferraz – Baiano e membros da bancada de situação do Governo.
O Museu da Água conta com fotos e objetos históricos usados na origem da captação e distribuição de água na cidade. Os visitantes poderão ver o pioneirismo das iniciativas no tratamento de água e esgoto.
A inauguração contou com a presença do engenheiro José Pereira Espindola, autor do projeto da Estação de Tratamento de Água (ETA) Renato de Freitas em 1967. Durante a solenidade, o presidente Hélio Ferraz e o prefeito Odelmo Leão destacaram as ações realizadas por Espindola na história da autarquia e sua importância para o município.
Durante a inauguração, 25 crianças da Escola Municipal Odilon Custódio Pereira do bairro São Jorge, visitaram o Múseo. Eles tiveram a oportunidade de conhecer em primeira mão o novo espaço é discutir sobre a importância da valorização dos recursos hídricos.
As solicitações de atendimento ou visita guiada de escolas e entidades ao Museu da Água devem ser feitas pelo telefone 3233-2567 ou pelo e-mail escolaaguacidada@uberlandia.mg.gov.br. O Museu fica localizado nas dependências do prédio do Dmae, na avenida Rondon Pacheco, 6400, Tibery, e fica aberto ao público das 8h às 17h.
Fonte: Departamento de Comunicação CMU