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Câmara de Uberlândia realiza plenário do PJ 2019

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Câmara de Uberlândia realiza plenário do PJ 2019
Foto: Denilton Guimarães

Alunos da Escola Estadual Frei Egidio Pariri foram os protagonistas na realização da Plenária Municipal do Parlamento Jovem Minas Uberlândia na tarde desta terça-feira (13). Os adolescentes, estudantes do ensino médio, aprovaram seis propostas dentro do tema central do programa para este ano que é “Discriminação étnico-racial". As propostas seguem agora para a Plenária Regional que acontecerá amanhã, quarta-feira (14), em Conceição das Alagoas, uma das cidades integrantes do Pólo Regional do PJ Minas do Triângulo Mineiro. Os alunos de Uberlândia deverão defender suas propostas frente aos demais estudantes participantes do projeto das cidades de Iturama, Uberaba, Conceição das Alagoas e Limeira do Oeste.

 

Durante todo primeiro semestre os alunos participaram de palestras, oficinas e estudos sobre o funcionamento dos três poderes e dinâmicas sobre o processo legislativo realizadas na Câmara Municipal e na sede da PUC Minas Uberlândia, parceira do PJ Minas, por meio das quais os alunos puderam, juntamente com auxílio de monitoras, estudantes do curso de Direito da faculdade, elaborar as propostas.

 

A Plenária Municipal foi aberta pelo vereador Roger Dantas (Patriota) que salientou a importância da juventude nas evoluções e construções do país. A coordenadora da PUC em Uberlândia, Silvana Aparecida de Paiva enfatizou que, durante os encontros, os alunos se preparam para discutir a temática do ano e disse que a faculdade pretende continuar no PJ, uma vez que programa possibilita a inserção dos alunos nas discussões da política social.

 

Confira abaixo as propostas que seguirão para Plenária Regional:

Subtema 1: Desigualdades socioeconômicas

  1. Criar programas de incentivo, oportunidades, igualdade de salário e programas de inclusão para população negra e pobre;
  2. Programa de identificação social nas áreas periféricas e de maior concentração de grupos étnicos afetados.

 

Subtema 2: Violências por motivos étnicos-racial

  1. Criação de uma semana nas escolas para trabalhar a valorização étnico racial;
  2. Um dia específico nas escolas onde seria trabalhado a cultura negra e sua diversidade.

 

Subtema 3: Direito às entidades e à diversidade cultural

  1. Casa da Diversidade;
  2. Semana Cultural.

 

Fonte: Departamento de Comunicação CMU (Emiliza Didier) 

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