A Câmara Municipal de Uberlândia realizará, na sessão ordinária da próxima segunda-feira (8/12), a leitura e votação do Plano Plurianual (PPA) e da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2026. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (3) pelo presidente do Legislativo, vereador Zezinho Mendonça (PP).
O PPA estabelece as diretrizes, metas e programas de governo para um período de quatro anos, orientando as prioridades da administração municipal. Já a LOA define, anualmente, como serão distribuídos os recursos públicos, detalhando receitas e despesas para o próximo exercício, em conformidade com o que está previsto no PPA.
Para 2026, o Orçamento de Uberlândia está estimado em R$ 5,4 bilhões, mantendo Saúde e Educação como áreas prioritárias de investimento. Os 27 vereadores apresentaram 920 emendas impositivas, que destinam recursos diretamente para ações e serviços de interesse da população.
Além das matérias orçamentárias, o presidente Zezinho Mendonça destacou que o Legislativo recebeu 16 projetos de lei enviados pelo prefeito Paulo Sérgio, que serão debatidos e votados ao longo do mês de dezembro. As sessões ordinárias de 2025 serão encerradas no dia 12 de dezembro, com retorno programado para 2 de fevereiro, após o recesso de janeiro.
A Câmara Municipal também deverá convidar o prefeito Paulo Sérgio para participar da abertura do ano legislativo de 2026, ocasião em que será feita uma exposição sobre o primeiro ano de sua gestão.
Texto: Jornalista Ademir Reis
RP MG04854 JP - Dir. Comunicação
Câmara Municipal de Uberlândia