A Câmara Municipal de Uberlândia, juntamente com a Escola do Legislativo, e o Hemocentro de Uberlândia atuam em conjunto para a promoção de campanha para incentivar a doação de sangue neste mês quando é comemorado o Dia Mundial de Doação, 14 de junho. O presidente da Câmara, vereador Zezinho Mendonça (PP) cedeu tempo durante a reunião ordinária, em horário regimental, para que a responsável pela captação e cadastro de doadores do Hemocentro, Patrícia Fernandes, falasse sobre a campanha e a importância da doação de sangue.
O mês de junho foi escolhido para realização de campanhas de incentivo para doação de sangue em homenagem ao médico e biólogo austríaco Karl Landsteiner (1868-1943), nascido no dia 14, que descobriu e estabeleceu o sistema de identificação e tipologia dos grupos sanguíneos (ABO - Fator RH) em 1900-1901 sendo por isso agraciado com o Prêmio Nobel; informou Patrícia Fernandes. Segundo ela o Hemocentro de Uberlândia vive uma fase difícil com os estoques de sangue em volume crítico; principalmente devido ao aumento excessivo da ocorrência de Síndromes Respiratórias Graves (SARGs) e dos casos de Dengue, o que preocupa e afeta todo sistema de fornecimento de sangue por parte do Hemocentro.
Patrícia Fernandes lembrou que devido as ocorrências dessas doenças o tempo de espera entre uma doação a outra aumenta e diminui também o número de doadores em toda rede Hemominas no estado. As doações são voluntárias e por isso a necessidade de envolvimento dos poderes públicos e sociedade na conscientização da importância desse ato que salva vidas.
A primeira doação deve ocorrer dos 18 aos 60 anos e a última aos 69 anos, sendo que os jovens de 16 e 17 anos podem doar com autorização do responsável legal e acima dos 60 anos somente ocorrerá se o doador comprovar que já havia doado pelo menos uma doação antes dos 60 anos. Patrícia Fernandes informou que para doação é necessária a apresentação de documento pessoal de identificação, legível, original, oficial com foto reconhecível e assinatura; peso mínimo de 50 quilos, repouso ao menos de 4 horas de sono e especialmente não estar em jejum, entre outros detalhamentos.
O agendamento para doação, disse Patrícia Fernandes, deve ser feito por meio eletrônico através do site www.hemominas.mg.gov.br ou pelo aplicativo MG App Cidadão e, que o horário de atendimento para doação de sangue segue a seguinte escala: segunda-feira das 7:00h às 11:30h e das 14:00h às 16:00h; de terça-feira a sexta-feira das 7:00h às 11:30h; segundo e último sábado do mês das 7:00h às 11:30h; não havendo atendimento nos domingos e feriados. O Hemocentro de Uberlândia está localizado na avenida Levino de Souza, 1845 – Bairro Umuarama – Uberlândia – MG - telefone (34)3088-9200.
Eithel Lobianco Junior
Jornalista CMU – 8186
Seção de Jornalismo