A Câmara Municipal de Uberlândia, representada pelo presidente vereador Hélio Ferraz Baiano (PSDB) e com a presença dos vereadores Isac Cruz (PRB), Ronaldo Alves (PSC), Ricardo Santos (PP), Doca Mastroiano (PR), Ceará (PSC) e Marcio Nobre (PDT) participaram no dia 18 de fevereiro da assinatura da ordem de serviço para revitalização do Parque Estadual do Pau Furado.
A ordem de serviço foi assinada pelo Prefeito Odelmo Leão (PP) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF). A revitalização é uma contrapartida para o licenciamento ambiental do Sistema Produtor de Água Capim Branco e será custeada pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) com investimento de cerca de R$686mi.
O programa de revitalização é um projeto elaborado pelo IEF e executado pelo Dmae através da empresa Service Contruções e Serviços Ltda.(Sercon) vencedora da licitação. As obras de recuperação acontecerão no pátio onde era o antigo curral, no escritório, anfiteatro, casa de apoio e bicicletário, além da instalaçãod e 29 censores de presença.
Segundo o Dmae o Parque do Pau Furado, localizado próximo à comunidade de Tenda do Moreno, foi criado em 2007 em uma área de 2,1 mil hectares e ficou fechado por falta de estrutura até o ano passado . O parque conserva o bioma Cerrado e partes de Mata Atlântica sendo já identificadas 932 espécies de fauna e flora.
O presidente Hélio Ferraz Baiano considera que a revitalização é uma obra que irá beneficiar tanto a unidade de conservação em termos ambientais como dar conforto aos visitantes do local; além de garantir o abastecimento da população uberlandense de até 1,5 milhão de habitantes através do Sistema de Captação e Tratamento de Água Capim Branco, projetado em 2012 com obras iniciadas em 2015 e previsão de início de funcionamento da primeira etapa já em 2020 com investimentos da ordem de R$300 milhões.
Fonte: Departamento de Comunicação (Eithel Lobianco Junior)