A Câmara Municipal juntamente com a Escola do Legislativo, Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Uberlândia (Proex-UFU) e iniciativa da vereadora Flávia Carvalho (PDT) realizou no dia 27 de junho, durante a Semana de Combate ao Uso de Drogas instituída pela Lei 8.963/2005, conferência municipal sobre relação genética e o alcoolismo tendo como palestrante a Dra. Ana Lúcia Bunialti Godard.
A conferência visa divulgar conhecimentos sobre propensão genética ao alcoolismo e influência de fatores comportamentais e, alertar para a importância de investimentos para pesquisas que buscam tratamentos e cuidados mais eficazes para a doença do alcoolismo. Associado a doenças psiquiátricas, hepáticas e cardíacas o uso abusivo de bebidas alcoólicas atinge 59% da população sendo que 14% são classificados como alcoolistas.
Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutora em Genética Humana pela Université Pierre et Marie Curie, Ana Lúcia Godard pesquisa o tema há mais de 10 anos como parte do Programa de Pós-Graduação em Genética do Instituto de Ciência Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordena a equipe do Laboratório de Genética Animal e Humana do ICB.
As pesquisas realizadas pelo Laboratório de Genética identificaram o gene Lrrk2, em cérebros de camundongos, que pode indicar a predisposição ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas e isso possibilita ampliar os conhecimentos e estudos sobre essa dependência. Segundo Ana Lúcia Godard, a descoberta traz uma nova perspectiva sobre os tratamentos uma vez que “a dependência alcoólica exige tratamento mais complexo em relação àqueles prescritos para outros tipos de doenças”.
Ao final da palestra foi concedida Moção de Aplauso à Dra. Ana Lúcia Brunialti Godard por sua experiência na área genética, com ênfase em modelos animais de doenças humanas e epidemiologia molecular, ressaltando genômica funcional, compulsão, alcoolismo e obesidade.
Fonte: Departamento de Comunicação CMU (Eithel Lobianco Junior com a colaboração de Leonardo Pereira)