A Câmara Municipal de Uberlândia realizou, durante a segunda reunião ordinária de dezembro ocorrida na manhã desta terça-feira (03), sessão solene para entrega de títulos de cidadãos honorários ao coronel da reserva da Polícia Militar de Minas Gerais, Rodrigo Sousa Rodrigues, e ao pastor emérito jubilado pela Convenção Batista Nacional, Cleveland Batista Fernandes. A concessão dos títulos de cidadania teve como autor o vereador Zezinho Mendonça (PP), presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal.
O coronel Rodrigo Rodrigues nasceu em 18 de janeiro de 1970 em Belo Horizonte e ingressou na Polícia Militar de Minas Gerais em fevereiro de 1990. Ele concluiu o Curso de Formação de Oficiais em 1993 e coordenou os turnos de serviço do Regimento Regular de Cavalaria (RCAT). Em 1996 ingressou no Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo onde atuou em funções administrativas e operacionais, incluindo o Comando de Aeronaves e o Comando de Aviação do Estado. Foi instrutor e examinador de voo de helicóptero e examinador credenciado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Assumiu a Chefia do Gabinete Militar do Governador em 2019, com a função de secretário de Estado e, em 2020, foi nomeado Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, na função de secretário de Estado, onde permaneceu até janeiro de 2023, quando passou para a reserva com 33 anos de serviços prestados.
O pastor Cleveland Batista Fernandes é natural de Juiz de Fora (MG) nascido em 10 de maio de 1966 e foi servidor do Tribunal de Justiça de Minas Gerais até pedir exoneração para se dedicar ao ministério pastoral, sendo ordenado pelo Concílio Supremo da Ordem de Ministros Batistas Nacionais do Estado do Espírito Santo em 1991. Antes de vir para Uberlândia atuou como pastor nos municípios mineiros de Divino, Ubaporanga, São João do Manhuaçu e na cidade de Colatina, no Espírito Santo. Em Uberlândia foi pastor da Primeira Igreja Batista Nacional por 23 anos e presidente da Convenção Batista Nacional CBN- Regional Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba por 13 anos. Ele também foi secretário de administração adjunto da Convenção Batista Nacional para o Estado de Minas Gerais e membro do Conselho Fiscal Superior da Convenção Batista Nacional em Brasília (DF), além de professor da Faculdade de Teologia na cadeira de Pentateuco e Pneumatologia e membro do Conselho de Juízes Eclesiásticos do Brasil.
A sessão solene contou com a participação da Banda de Música da Polícia Militar de Minas Gerais em Uberlândia, que ficou responsável pela programação musical, dos parentes e convidados dos vereadores e homenageados e de um grupo de alunos representando o Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais em Uberlândia.
Fonte: Departamento de Comunicação (Eithel Lobianco Junior)