A Diretoria de Resíduos Sólidos do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) participou da 2ª reunião ordinária do mês de março, realizada no dia 04, para apresentar ao Legislativo o programa de coleta seletiva de resíduos sólidos da entidade. Ocupou a tribuna o diretor Guilherme Miranda e o supervisor de resíduos sólidos Artur Rosa. O programa de coleta seletiva foi criado em 2011 e assumido pelo DMAE em 2017 quando já coletou 170 toneladas de recicláveis e em 2021 atingiu 320 toneladas.
O diretor Guilherme Miranda informou que o programa de coleta seletiva beneficia mais de 100 famílias através de 5 associações e uma cooperativa de recicladores; sendo atendidos 66% dos domicílios de Uberlândia, o que representa 85% da população local. Guilherme Miranda disse que participam hoje do programa escolas, condomínios, empresas, hospitais, lar de idosos e, que convidava o presidente do Legislativo, vereador Sérgio do Bom Preço, a integrar a Câmara Municipal ao programa.
O programa, disse Guilherme Miranda, começa dentro de casa com a separação dos resíduos úmidos dos sólidos e estes selecionados para a reciclagem sendo recolhidos pelo caminhão da coleta seletiva um vez por semana, aquele que toca música enquanto trafega. A coleta seletiva, ressaltou Guilherme Miranda, evita que materiais ainda úteis sejam descartados no aterro sanitário e ainda beneficia famílias gerando emprego e renda.
Artur Rosa, supervisor de resíduos sólidos do DMAE, ocupou a tribuna informando ao Legislativo que Uberlândia tem o melhor aterro sanitário de Minas Gerais e um dos melhores do Brasil, tendo um projeto de engenharia ambientalmente correto e sustentável. O programa de reciclagem é uma forma de dar condições dignas de trabalho aos catadores de recicláveis e uma destinação correta aos resíduos sólidos. Para isso, informou Artur Rosa, o DMAE atua no sentido de reforçar e incentivar a organização dos catadores em cooperativas para que através delas sejam reduzidos os níveis de poluição e dando sustentabilidade ao trabalho deles, ao mesmo tempo em que promove consciência ambiental.
Departamento Comercial (Eithel Lobianco Junior)