Primeira discussão e votação
01.Projeto de Lei Ordinária N°. 497/2025 – de autoria da vereadora Delegada Lia Valechi (União Brasil), que institui o Dia Municipal da Ação Paramaçônica Juvenil - APJ - no Calendário Oficial de Eventos do Município de Uberlândia e dá outras providências. O projeto deve ser aprovado por votação simbólica. Maioria simples.
De acordo com o projeto, fica denominado o dia 15 de Abril como o Dia Municipal da Ação Paramaçônica Juvenil (APJ) como parte do Calendário Oficial de Eventos do Município de Uberlândia.
Para a vereadora, esta iniciativa representa um justo e necessário reconhecimento do notável trabalho desenvolvido pela Ação Paramaçônica Juvenil (APJ).
“Uma instituição dedicada à formação integral de crianças e adolescentes. Instituída em 1983 pelo Grande Oriente do Brasil, constitui um pilar fundamental no desenvolvimento social e cívico de jovens entre 07 e 21 anos”, conta.
Ela reitera que em um cenário social cada vez mais complexo, marcado por desafios como a violência, o individualismo e a desinformação, iniciativas como as ações paramaçônicas juvenis se mostram cada vez mais necessárias.
“O reconhecimento da Ação Paramaçônica Juvenil (APJ), portanto, segue a lógica da valorização de todas as instituições que investem no potencial da juventude brasileira”, finaliza.
O projeto de lei foi aprovado por votação simbólica.
Maioria simples.
O projeto de lei foi aprovado também, em segundo turno, por votação simbólica.
Maioria simples.
02.Projeto de Lei Ordinária N°. 499/2025 – de autoria do vereador Antônio Augusto Queijinho (PSDB), que institui no Calendário Municipal de Uberlândia o Dia do Produtor de Leite. O projeto deve ser aprovado por votação simbólica. Maioria simples.
Segundo a proposta, fica instituído o Dia Municipal do Produtor de Leite que deverá ser comemorado, anualmente, no dia 12 de julho, como parte do Calendário Municipal de Uberlândia.
O vereador, autor do projeto, explica que o seu objetivo é valorizar o produtor de leite, bem como incentivar o consumo de leite e seus derivados com promoção de palestras e seminários, entre outros eventos e atividades que servem para debater políticas direcionadas à cadeia produtiva leiteira.
“Para 1,2 milhões de produtores, o leite é o salário do mês. Leite é a atividade que mais gera emprego no país, ou seja, mais de 04 milhões de pessoas trabalham no campo com a produção primária e nas indústrias brasileiras de laticínios”, justifica.
Ele reitera que diante da importância da cadeia produtiva do leite e, principalmente, do fato do produtor de leite estar presente em praticamente todos os municípios brasileiros, é nobre e justo propor a comemoração do Dia Municipal do Produtor de Leite.
Por fim, o vereador lembra que a data proposta coincide com a criação da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite) em 12 de julho de 2017, cujo objetivo principal é defender o produtor e uma política equânime para a cadeia leiteira brasileira.
O projeto de lei foi aprovado por votação simbólica.
Maioria simples.
O projeto de lei foi aprovado também, em segundo turno, por votação simbólica.
Maioria simples.
Segunda votação e redação final
01.Projeto de Lei Ordinária N°. 414/2025 – de autoria do vereador Sérvio Túlio (PSDB), que institui no Calendário Oficial do Município de Uberlândia o evento esportivo em homenagem ao Dia Municipal do Skate. O projeto, que apresenta emendas, deve ser aprovado por votação simbólica. Maioria simples.
De acordo com a proposta, o Dia Municipal do Skate deverá ser comemorado no dia 21 de junho como parte integrante do Calendário Oficial do Município de Uberlândia.
Segundo o seu autor, vereador Sérvio Túlio, a inclusão do evento tem por objetivo exaltar, oficializar e promover os praticantes do esporte conhecido por Skate.
“O Dia Municipal do Skate visa promover a valorização e o incentivo ao esporte, muito popular entre as mais diversas gerações, praticado por todos os gêneros”, finaliza.
O projeto de lei foi aprovado, emendado, por votação simbólica.
Maioria simples.
02.Projeto de Lei Ordinária N°. 443/2025 – de autoria do vereador Edinho Combate ao Câncer (PMB), que institui o Dia Municipal do Corretor de Imóveis no âmbito do Município de Uberlândia e o inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Uberlândia. O projeto, que apresenta emenda, deve ser aprovado por votação simbólica. Maioria simples.
De acordo com o projeto, o Dia Municipal do Corretor de Imóveis deverá ser comemorado, anualmente, no dia 27 de agosto como parte integrante do Calendário Oficial de Eventos do Município de Uberlândia.
Segundo o vereador, autor do projeto, a data poderá ser comemorada, anualmente, com a realização de reuniões, palestras, seminários, encontros ou outros eventos similares.
O projeto de lei foi aprovado, emendado, por votação simbólica.
Maioria simples.
Em tempo: a próxima reunião plenária ordinária do ano, somente presencial, a quarta reunião plenária ordinária do nono período da primeira sessão ordinária, deverá ser realizada na próxima segunda-feira, dia 06 de outubro, em horário regimental, com início provável às 9 horas, no Plenário Homero Santos da Câmara Municipal de Uberlândia.
Departamento de Comunicação - Frederico Queiroz (8376)