O Poder Legislativo promoveu Sessão Especial, na manhã do dia 08 de abril, para prestar homenagens a alunos e profissionais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) pela conquista do primeiro lugar na Competição Nacional de Simulação Realística do Trauma e Emergência. As homenagens foram uma iniciativa da vereadora Liza Prado (Cidadania) e aprovadas por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal.
Os alunos e profissionais compõem a Liga Acadêmica de Cirurgia e Trauma (Lacit) e superou outras 8 equipes na competição nacional e estão classificados para a competição mundial, com a participação de 16 países. Receberam seus diplomas os acadêmicos de Medicina: Gabriela Gonçalves, Davi Alves, Beatriz Rizzo e, a enfermeira Daniela Raulino e o enfermeiro e professor Antônio Lana; tendo como orientadora Ítala Alvarenga. As aulas sobre as diferentes especialidades foram ministradas pelos professores e professoras Otávia Vaz, Gustavo Raimondi, Anderson Duque, Túlio Macedo e Gabriela Camargo.
O concurso, realizado entre os dias 14 e 16 de março, contou com simulações realistas de situações de traumas e emergências além de aulas e orientações com professores consagrados no Brasil e Exterior e especialistas da Espanha e Croácia. O acadêmico Davi Alves falou sobre o concurso e disse: “Nós começamos nervosos, primeiro porque a maioria das universidades mandou internos [alunos de residência médica], nós somos acadêmicos, então nos assustamos um pouco”. No entanto, Gabriela Camargo, considerou que mesmo com as dificuldades encontradas a calma e experiência garantiram o primeiro lugar.
Eithel Lobianco Junior
Jornalista CMU – 8186
Seção de Jornalismo