O Ano Legislativo de 2025 terá início em 3 de fevereiro, em todas as casas legislativas do Brasil, de acordo com a Constituição Federal. Em Uberlândia, além das sessões ordinárias, sessões solenes (a primeira será em comemoração ao Dia Internacional da Mulher), a Escola do Legislativo prepara uma nova dinâmica para este ano.
A Escola do Legislativo de Uberlândia nasceu da necessidade de cumprir o compromisso do Poder Legislativo de valorizar o aperfeiçoamento contínuo de seus integrantes e transformar as informações produzidas em conhecimento. Iniciou suas atividades em junho de 2023, na Câmara Municipal de Uberlândia, promovendo cursos, palestras e treinamentos tanto para servidores como para o público em geral.
Com o apoio da Mesa Diretora, hoje presidida pelo vereador Zezinho Mendonça, a Escola do Legislativo em 2025/2026 tem planejado promover cursos, palestras, seminários e atividades culturais com o objetivo de ampliar a troca de informações, aprimorar a atuação parlamentar e contribuir para o saber político da população em geral.
PARLAMENTO JOVEM
Desde sua criação, a Escola do Legislativo de Uberlândia tem participado ativamente do projeto “Parlamento Jovem” da Assembleia Legislativa do Estado de Minas, uma iniciativa de formação política para estudantes de ensino médio de várias cidades, com parceria das Câmaras Municipais. Juventude e Direitos Culturais será o tema do Parlamento Jovem neste ano, tendo como subtemas: A Juventude e a Cultura como Direito; a Organização das Políticas Culturais e a Participação Social e Patrimônio Cultural, Desenvolvimento e Cidadania
Rita Virgínia, diretora da Escola de Uberlândia, e sua assessora, a servidora efetiva Kênia Luiza, ganharam nesta semana dois reforços importantes, dois novos Coordenadores da Escola do Legislativo, Thaiz Pereira Silva e Vitor Oliveira, ambos ex-chefes da seção de Jornalismo da Câmara, que começam a preparar em parceria com a Diretoria de Comunicação, toda a programação da Escola para 2025, além da participação no Parlamento Jovem 2025.
A primeira e efetiva realização dos novos coordenadores da Escola e a Diretoria de Comunicação (Cerimonial e Jornalismo) será o curso “A Câmara Municipal e o Processo Legislativo” para os novos assessores parlamentares da Casa, que chegaram com os onze novos vereadores desta legislatura que teve início em 1º de janeiro.
Maior incentivadora da Escola do Legislativo, a vereadora Liza Prado (Cidadania), sugeriu aos novos coordenadores dentro do tema proposto, apresentar os principais conceitos e entendimentos sobre cada uma das fases do processo legislativo municipal e o de promover reflexão sobre a crise e os desafios do Poder Legislativo, tendo como referência o papel deste Poder na construção do Estado democrático de direito.
Este curso, coordenado pela diretora da Escola, professora Rita Virgínia Gonçalves, acontecerá ainda neste mês de janeiro e terá a participação de convidados especiais e todos os diretores de departamento da Câmara.
Contatos Escola do Legislativo de Uberlândia:
· Rita Virgínia Machado Gonçalves - Diretora
· Thaiz Pereira Silva - Coordenadora
· Vitor Oliveira Vieira - Coordenador
· Kênia Luiza de Rezende - Assessora
Fones: (34) 3239-1158 e 3239-1220
Sala 15 / 2º andar.
Texto: Jornalista Ademir Reis
RP MG04854 JP - Dir. Comunicação
Câmara Municipal de Uberlândia