A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Uberlândia encerrou no dia 19 de fevereiro o ciclo de palestras e seminários para capacitação dos assessores parlamentares que atuam nos gabinetes dos vereadores na atual legislatura (2025-2028). A programação apresentada pela Escola do Legislativo teve início no dia 03 de fevereiro e foi dividida em vários módulos, iniciando pelo “Papel do Vereador” que incluiu: 1) Divisão dos 3 poderes no Brasil e suas competências; 2) As funções do vereador, que são, criar e aprovar leis, fiscalizar o Poder Executivo e representar a população; 3) As condutas vedadas aos vereadores e; “A Câmara de Vereadores”: composição, administração, procedimentos e protocolos.
O que módulo específico destinado aos assessores parlamentares que iniciaram esta legislatura junto com os vereadores eleitos e reeleitos tratou das atribuições deles; qual o papel junto aos gabinetes, suas áreas de atuação e o que podem e o que não podem fazer no exercício da assessoria; conduta ética e responsabilidades. O ciclo de capacitação começou no dia 03 de fevereiro sendo apresentado aos assessores e vereadores o organograma funcional do Legislativo com suas diretorias, departamentos e seções, suas atribuições e responsáveis em cada função. Cada dirigente setorial, 12, explicaram a função e competência de cada um na gestão da Câmara Municipal.
Os trabalhos foram conduzidos pela diretora da Escola do Legislativo, Rita Virgínia Machado Gonçalves, com participação das coordenadoras Thaiz Pereira Silva e Bárbara Lima Costa Moraes, da assessora Kênia Rezende e do assessor Brayerson Toledo. A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Uberlândia iniciou suas atividades em junho de 2003 com o objetivo de cumprir o compromisso do Poder Legislativo em valorizar o aperfeiçoamento contínuo de seus integrantes e transformar as informações produzidas em conhecimentos divulgados em cursos, palestras, seminários e atividades culturais. A Escola do Legislativo também participa do projeto “Parlamento Jovem”, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais na iniciativa de formação política para estudantes do ensino médio em várias cidades com apoios das Câmaras Municipais.
Departamento de Comunicação (Eithel Lobianco Junior - Jornalista CMU - 8186)