No próximo dia 08 (quarta-feira) os participantes do Parlamento Jovem Minas do Pólo Triângulo se reunirão no Plenário Homero Santos para a Plenária Regional do programa. São esperados cerca de 75 alunos do ensino médio de escolas púbicas e particulares das cidades de Conceição das Alagoas,Limeira do Oeste, Iturama, Uberaba, além de Uberlândia.
Os jovens se reunirão para discutir ao todo 25 propostas que foram aprovadas nos municípios durante a Plenária Municipal sobre o tema central Violência contra a mulher. As propostas foram elaboradas em conformidade com os subtemas Violência contra a mulher nos espaços públicos de poder, Violência doméstica e Violência e assédio sexual. Das cinco aprovadas em cada município, os participantes terão que discutir e aprovar apenas cinco propostas para serem levadas para a Plenária Estadual e esse é o grande desafio para os adolescentes nesse momento. Para isso os alunos vão continuar contando com o apoio dos monitores, que geralmente são universitários do curso de Direito, bem como dos coordenadores e funcionários dos parlamentos designados para apoiá-los desde o início do programa.
]
A Plenária Estadual está prevista para acontecer nos dias 19, 20 e 21 de setembro na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O Pólo Triângulo será representado em Belo Horizonte por sete alunos e seis coordenadores.
Parceria com a PUC Minas
O PJ conta com o apoio da PUC Minas Uberlândia que dá o suporte necessário para a viabilização do projeto, cedendo alunos do curso de Direito para monitorar e orientar os adolescentes participantes sobre as bases jurídicas das leis e sobre como elas funcionam e também lanche para os alunos, espaço físico para discussões entre outros tipos de apoio.
Cronograma (08/08/2018):
-
PUC Minas Uberlândia (Rua Varginha, 149, bairro Daniel Fonseca):
- 08h30: Café e credenciamento
- 09 às 12h: Grupo de trabalhos
- Câmara Municipal de Uberlândia:
- 13h30 às 17h: Plenária
Fonte: Departamento de Comunicação CMU (Emiliza Didier)