Foi entregue na manhã desta quarta-feira, 27 de novembro, Plenário Homero Santos, diplomas e medalhas às melhores redações do II Concurso Anual de Redação promovido pelo vereador Roger Dantas (Patriota), autor do Projeto de Lei Nº. 12.714/17, mais conhecido como “Todo cidadão tem que ler e escrever”, origem da premiação, que contou com a presença das escolas do ensino fundamental da rede municipal.
Com o tema “O Brasil que você sonha para o futuro”, o evento foi dividido em duas categorias: 1) texto narrativo – 6º e 7º ano do ensino fundamental. 2) texto dissertativo – 8º e 9º ano do ensino fundamental. Na oportunidade, o vereador homenageou todos os alunos e também os professores participantes. De acordo com ele, a leitura e a escrita desempenham um papel fundamental na vida do cidadão e por esse motivo merecem ser lembradas e homenageadas.
“Um dos grandes desafios dos professores da educação básica é ensinar a leitura e a escrita para os seus alunos, ensinar não apenas a decifrar códigos, mas o prazer e o hábito de ler e escrever que aprimoram o vocabulário e dinamizam o raciocínio e a interpretação. A leitura, por exemplo, além de favorecer o aprendizado de conteúdos formais, aperfeiçoa a escrita. O contato com os livros ajuda a formular e organizar o pensamento crítico, além de estimular a prática cidadã”, diz o vereador Roger Dantas.
Participaram do evento as escolas municipais: Antônio Martins da Silva, Bairro Shopping Park, Carlos Tucci, Professora Cecy Cardoso Porfírio, Dom Bosco, Emílio Ribas, Eurico Silva, Freitas Azevedo, Professor Jacy de Assis, Professora Josiany França, Professor Ladário Teixeira, Professora Maria Regina Arantes Lemes, Professora Orlanda Neves Strack, Professor Otávio Bastista Coelho Filho, Sebastião Rangel e Professor Sérgio de Oliveira Marquez.
Fonte: Departamento de Comunicação CMU (Frederico Queiroz)