A enfermeira obstetra e professora na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Efigênia Freitas, ocupou a tribuna do Legislativo no dia 03 de outubro, durante a 3ª reunião ordinária do mês para abrir oficialmente a Campanha “Outubro Rosa” sobre a prevenção e tratamento de câncer de mama e colo do útero. A Campanha, diz Efigênia Freitas, é um período importante para alertar a população, sobretudo a feminina, sobre a importância da realização de exames preventivos e de reconhecimento dos sintomas e fatores de risco modificáveis e não modificáveis.
Efigênia Freitas informou sobre a necessidade das mulheres conhecerem seus corpos, observar mudanças e alterações de cor e forma nos seios e, a importância da realização de exames de mamografia para rastreamento e diagnósticos entre os 40 e 49 anos, sendo que esses exames e diagnósticos através de biópsias precoces permitem tratamentos mais adequados. Lembrou Efigênia Freitas que o câncer do colo do útero tem 100% de cura e os exames são oferecidos gratuitamente na rede pública de saúde e que sendo uma morte evitável é uma vergonha para os serviços de saúde que esses óbitos ocorram em nossa cidade e que é preciso conscientizar os profissionais e a população sobre a importância do exame Papanicolau para as mulheres.
O presidente do Legislativo, vereador Zezinho Mendonça (PP), agradeceu a presença e a colaboração de Efigênia Freitas para a saúde da mulher em Uberlândia e a importância dos trabalhos que realiza junto com suas equipes na UFU, inclusive recebendo prêmios internacionais pela redução das internações e evitar que óbitos previníveis sejam registrados na cidade. Efigênia de Freitas agradeceu à Casa e voltou a afirmar a necessidade contínua de esclarecimentos e prevenção sobre doenças e procura dos serviços de saúde sempre que perceberem qualquer alteração em seus corpos.
Eithel Lobianco Junior
Jornalista CMU – 8186
Seção de Jornalismo