As reuniões do programa Parlamento Jovem Minas 2022 já iniciaram em Uberlândia. Na tarde desta quinta-feira (17), cerca de 50 alunos de escolas públicas e privadas participaram da primeira reunião com orientações sobre os trabalhos a serem realizados neste ano, apresentadas pela diretora da Escola do Legislativo, Samantha Oliveira. Na ocasião foram trazidas explicações antecipadas sobre os três poderes e suas atuações nos estados, municípios e na nação, bem como sobre a atuação esperada dos jovens parlamentares na elaboração de propostas de lei para todo o estado com a temática “Saúde Mental dos Jovens”, tema central do PJ Minas em questão.
O PJ Minas Uberlândia foi lançado ontem, durante a última sessão ordinária do mês de março, e transmitido ao vivo pelo canal de TV aberta 9.3 e pelo canal da Câmara de Uberlândia no Youtube. Segundo Samantha Oliveira, com o programa, os alunos terão a possibilidade de pensar em como ter voz e dar voz a cada um.
A diretora deu ênfase sobre o papel do poder legislativo para que os alunos pudessem, já de início, se familiarizar com a linguagem legislativa e com sua atribuição na elaboração de leis que regem e organizam a sociedade. Sobre o tema central, Oliveira disse que os participantes terão que pensar em projetos de lei que possam traduzir em cuidados com saúde mental dos jovens em todo o estado e para isso eles contarão com informações que serão passadas pelo médico cardiologista e coordenador do atendimento de urgência e emergência do município, Dr. Clauber Lourenço numa palestra previstas para o próximo encontro do PJ, dia 24.
Também foram passadas informações sobre o acesso às dependências da Câmara e do Plenário Homero Santos, onde acontecem as reuniões ordinárias. Oliveira explicou que é no plenário o local onde os vereadores discutem propostas e projetos, sendo regidos por um ‘regimento interno’ que regulamenta o uso desse espaço.
A diretora repassou um convite feito pelo presidente da Câmara, vereador Sérgio do Bom Preço (PP) para os alunos participarem de uma sessão plenária, onde serão recebidos pelo próprio presidente e demonstrará o interesse e a curiosidade dos participantes em conhecer os trabalhos presencialmente. “É bom vir, porque a gente vai replicar o que acontece aqui, nós vamos ter que eleger uma mesa diretora, nóss vamos ter que eleger pessoas que vão precisar conduzir os trabalhos”, reforço Samantha Oliveira.
Durante os trabalhos, os alunos precisarão eleger membros da mesa diretora para conduzir as reuniões que farão, são eles: um presidente, um vice-presidente, o segundo e terceiro vices, um secretário e ordenador despesas e o segundo secretário.
Além do papel dos vereadores, foi explicada a competência da vereância: de fazer leis, exercer a função julgadora, de deliberar, fazer acordos políticos, fiscalizar o município e ainda exercer a função educadora. “Nós vamos exercer uma única função, então nós, enquanto parlamentares do PJ, nós vamos apenas pensar em propostas que podem ser tornar projetos de lei”, frisou Samantha Oliveira.
Os alunos tiveram conhecimento das plataformas digitas da Escola do Legislativo para estarem atualizados quanto às informações do programa e para se inscreverem, curtir, marcar e compartilhar.
Oliveira abriu espaço para os alunos falarem eles tirarem dúvidas quanto a viagens para acompanhar a Plenária Regional e Estadual, sobre liberação das escolas para acompanharem as reuniões presenciais do PJ Minas, dentre outros.
A reunião na íntegra já se encontra no canal da Câmara de Uberlândia no youtube ou pelo link: https://bit.ly/36m4mNP
Fonte: Departamento de Comunicação (Emiliza Didier)