O Polo Triângulo do Parlamento Jovem Minas 2026, projeto de formação política da Assembleia Legislativa de Minas Gerais voltado para estudantes do ensino médio, realizou nesta semana a votação que definiu as cidades responsáveis por representar a região na etapa estadual deste ano. O tema escolhido para 2026 é “Inclusão da Pessoa com Deficiência e com Neurodivergência”, reforçando o compromisso dos jovens com pautas inclusivas e de grande relevância social.
O Polo é composto pelas cidades de Campo Florido, Nova Ponte, Araxá, Conceição das Alagoas, Planura, Indianópolis, Perdizes, Uberlândia e Santa Vitória. Após a votação entre os municípios participantes, foram escolhidas como representantes do Triângulo na fase estadual do projeto as cidades de Nova Ponte e Campo Florido.
A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Uberlândia teve participação fundamental na condução das atividades do polo, apoiando a articulação entre os municípios, oferecendo suporte técnico e pedagógico e fortalecendo a integração regional. Uberlândia, por meio da Escola do Legislativo, permanece como uma das forças estruturantes do Parlamento Jovem na região, contribuindo para a formação cidadã e política de jovens estudantes.
Ao longo de 2026, os alunos selecionados participarão de oficinas, debates e plenárias municipais, culminando na Plenária Estadual, realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, onde serão apresentadas e votadas as propostas do Polo Triângulo sobre o tema da inclusão.
A Escola do Legislativo reafirma seu compromisso com a educação cidadã e celebra a escolha das cidades representantes, desejando pleno êxito às delegações de Nova Ponte e Campo Florido na etapa estadual do Parlamento Jovem Minas 2026.
Texto: Jornalista Ademir Reis
RP MG04854 JP - Dir. Comunicação
Câmara Municipal de Uberlândia