O presidente da Câmara de Uberlândia, vereador Zezinho Mendonça (PP), fez a entrega de mais de cinquenta Moções de Aplausos a policiais militares, empresas e professores e diretores de escolas públicas e particulares engajados na realização do Proerd 2025 no município, o Programa Educacional de Resistência às Drogas realizado em parceria entre a Polícia Militar, a Escola e a Família em todo país. A cerimônia de entrega das homenagens foi realizada em sessão solene ocorrida na manhã desta terça-feira (09), antes do início da sessão plenária regimental.
O evento foi prestigiado pelos comandantes da 9ª Região da Polícia Militar, Coronel André Pedrosa, do 17º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-coronel Rodrigo Brasil, e da 9ª Companhia Independente de Policiamento Especializado, Major Parreira. Eles compuseram a Mesa, ao lado do presidente Zezinho Mendonça, do Vice-presidente, vereador Sargento Ednaldo (PP), da 1ª Secretária, vereadora Liza Prado (Cidadania), do 2ª Secretário, vereador Elinho da Academia (Mobiliza) e da vereadora Gláucia da Saúde (PL).
O Comandante André Pedrosa falou em nome da força de segurança e ressaltou que o Proerd é um projeto “perene e sustentável”, que tem sido gerido pelo Major Paulo e Tenente-coronel Rodrigo Brasil do 17º Batalhão da Polícia Militar, e fez menção ao protagonismo dos policiais veteranos na continuidade desse programa junto às crianças e adolescentes nas escolas. Ele acrescentou que os policiais militares precisam de um “cuidado especial” com esse trabalho e de uma “visão diferenciada” daquela que a farda exige, visto lidar com o público estudantil e com um trabalho de orientação.
André Pedrosa ainda enalteceu os vereadores da Câmara por apoiar o Proerd e os diretores das escolas em assumir esse projeto realizado há mais de 20 anos, “que tem retorno de longo prazo, uma importância imensurável”. Além disso, disse que o projeto desenvolve o senso de respeito aos militares e reflete na segurança pública. “As crianças e adolescentes passam a ser mais respeitosos com os policiais de segurança, com as leis e se tornam adultos diferenciados. Nos apoiarão no dia-a-dia”, completou.
Os certificados das Moções de Aplausos foram entregues pelo presidente Zezinho Mendonça e pelo Coronel André Pedrosa a cerca de 18 empresas parcerias, desde concessionárias de automóveis, a empresas de construção, alimentos, loja de departamento, como a Havan e cooperativas, como o Sicoob. Dentre os policiais militares, seis foram homenageados, dentre Sargentos, Tenente-coronel e o Major Paulo Roberto de Oliveira.
Todos os diretores das escolas municipais Hilda Leão Carneiro, Professor Domingos Pimentel Ulhôa, da Escola Estadual Hercília Martins de Rezende, dos colégios Tiradentes e Gabarito e do Instituto Teresa Valsé foram homenageados e um total de 27 professores das mesmas instituições.
Departamento de Comunicação (Emiliza Didier)