A Câmara Municipal participa da campanha Outubro Rosa, que visa promover e discutir a prevenção do câncer em mulheres, principalmente o câncer de mama. O presidente do Legislativo, vereador Hélio Ferraz – Baiano (PSDB) considera que o mais importante é a conscientização dos cidadãos sobre a prevenção à doença que atinge tanto homens quanto mulheres e por isso o Legislativo se empenha na campanha.
Para falar sobre o tema esteve presente na segunda reunião ordinária do mês de outubro o médico oncologista da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Rogério Araújo que falou sobre as incidências de câncer em homens e mulheres, os fatores de risco e mecanismos de prevenção. Os atendimentos de pacientes com câncer são realizados pelo Hospital do Câncer de Uberlândia, que é uma parceria entre o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, Grupo Luta Pela Vida e a Fundação de Assistência Estudo e Pesquisa de Uberlândia (FAEPU) sendo 100% dos atendimentos via SUS (Sistema Único de Saúde).
O médico oncologista Rogério Araújo ocupou a tribuna ressaltando a importância do Hospital do Câncer de Uberlândia para a cidade e região, investimentos e necessidades de recursos para o financiamento da instituição para novas tecnologias, pesquisa e prevenção do câncer. Rogério Araújo listou os mais importantes pontos a serem observados na prevenção do câncer e os fatores de risco, além da história genética de cada paciente.
São fatores que auxiliam na prevenção, segundo Rogério Araújo: não fumar; alimentação saudável e rica em vegetais; manter o peso corporal adequado; praticar atividades físicas; amamentar até dois anos ou mais; exame preventivo do câncer do colo do útero a cada 3 anos para mulheres entre 25 e 64 anos; vacinação contra HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos; uso de preservativos nas relações sexuais; vacinação contra a hepatite B; evitar ingestão de bebidas alcoólicas e carnes processadas; evitar a exposição ao sol entre 10:00h e 16:00h e uso de proteção adequada além do protetor solar e; evitar a exposição de agentes cancerígenos no trabalho.
O presidente Hélio Baiano informou que depois do Outubro Rosa, prioritariamente tratando do câncer nas mulheres, no próximo mês será realizada a campanha Novembro Azul, abordando prioritariamente a incidência de câncer nos homens.
Fonte: Departamento de Comunicação CMU (Eithel Lobianco Junior)