A Câmara Municipal de Uberlândia retorna as sessões ordinárias nesta quarta-feira, dia 02 de fevereiro, a partir das 09h, com transmissão ao vivo pela TV Câmara – Canal 9.3 ou pelo canal da Câmara no YouTube: https://www.youtube.com/user/UberlandiaCamara
As reuniões vão ser feitas de forma híbrida, com boa parte das atividades sendo presenciais, mas com os vereadores podendo acompanhar os trabalhos remotamente. Em recesso desde dezembro, os parlamentares iniciam o ano letivo de 2022 de olho nos projetos dos vereadores que poderão ser considerados objeto deliberação já nas primeiras sessões do ano. São 22 projeto de Lei Ordinária; seis de Lei Complementar e quatro projetos de Decreto Legislativo.
Além disso, segundo o presidente da Casa, vereador Sérgio do Bom Preço, os parlamentares devem discutir o projeto do prefeito Odelmo Leão que estabelece diretrizes para a Política Municipal de Promoção da Cidadania e dos Direitos LGBTQIA+, cria o Conselho Municipal de Promoção dos Direitos LGBTQIA+ no município de Uberlândia e dá outras providências.
Projetos a serem encaminhados para as Comissões
Vereadores que integram uma Comissão Especial irão apreciar cinco vetos a projetos de Lei, sendo quatro dos vereadores Antônio Augusto ‘Queijinho’, Cláudia Guerra, Cristiano Caporezzo, Liza Prado e um do Prefeito Odelmo Leão.
Sérgio do Bom Preço reiterou também que as sessões vão ser realizadas de forma híbrida, mas que as reuniões das chamadas comissões permanentes ocorrerão de forma remota.
Outro fator que deve marcar o dia a dia da Câmara este ano envolve as eleições de 02 de outubro. Pelo menos dez vereadores disseram ter interesse de participar do pleito como candidatos a deputado estadual ou federal. Outros cinco estão sendo sondados pelos partidos. O presidente da Câmara disse esperar que a disputa não atrapalhe o andamento da discussão e votação dos projetos.
Departamento de Comunicação (Ademir Reis)