O programa Parlamento Jovem Minas caminha para as etapas finais deste ano. Em Uberlândia, a Plenária Municipal já vai acontecer no próximo dia 30 e os alunos da cidade se encontram num dilema de decidirem, junto com demais participantes do PJ regional e estadual, o tema central que norteará o programa em 2022. Os alunos têm 15 dias para discutirem e escolher o novo tema e mais: a coordenação do PJ na Assembleia de Minas (ALMG) abriu espaço para aqueles que quiserem fazer a defesa do tema escolhido durante a sessão da plenária virtual do dia 30.
A coordenação do PJ em Belo Horizonte elegeu três temas dentre os enviados pelos pólos regionais, que abrigam as 103 câmaras municipais participantes do projeto, para serem votados e escolhidos pelos alunos, são eles: 1. Educação Inclusiva: Acessibilidade e Sistemas Alternativos de Comunicação, 2. Jovem e o Mercado de Trabalho e 3. Saúde Mental dos Jovens. O primeiro tema foi elaborado pelos participantes do PJ de Uberlândia e encabeça a lista de escolhas para votação.
A diretora da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Uberlândia, Samantha Oliveira, explicou que os alunos discutiram diversos temas sugestivos para 2022 nas aulas semanais e o tema da educação inclusiva foi o elaborado e enviado para o Pólo Regional, sediado na cidade de Conceição das Alagoas e que integra as cidades de Limeira do Oeste, Monte Alegre de Minas, Prata, Uberaba, além de Uberlândia, que aprovou e encaminhou-o para a ALMG. O tema, então, foi escolhido pelo Pólo Estadual para compor a lista dos três mais favoráveis para discussão entre alunos do ensino médio que devem participar do PJ no ano que vem.
Uma novidade neste ano é que alunos interessados em defender o tema durante a plenária virtual do dia 30 podem se candidatar. Serão abertas inscrições entre os dias 22 e 24 deste mês de setembro na coordenação do PJ Minas de cada câmara municipal inscrita no programa, ou seja, apenas dois dias, para que até cinco alunos, dentre os participantes do Parlamento Jovem em todo estado, possam fazer a defesa de um dos três temas propostos num prazo de dois minutos de fala. Ao todo, será ofertado o tempo de dois minutos para que até 15 alunos façam a defesa do tema escolhido.
No dia da Plenária Municipal (30/09), será então feitas das defesas dos temas, votação e anúncio do tema do PJ Minas 2022.
Plenária Municipal, o que esperar?
A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Uberlândia pretende realizar a Plenária Municipal do Parlamento Jovem também no dia 30 deste mês de setembro, só que em período oposto ao da votação do tema central do PJ Minas para 2022. A primeira plenária dos alunos participantes do programa deste ano acontecerá no período da manhã, de modo virtual, e os mesmos terão mais de três horas para avaliarem, discutirem e votarem a favor ou contra as seis propostas de lei elaboradas por eles durante o período de aulas, treinamentos e palestras que os capacitaram a lidar com as técnicas e trâmites legislativos.
Todas as propostas visam normatizar assuntos ligados ao tema central do PJ deste ano, que é “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”, em Uberlândia. A diretora da Escola, Samantha Oliveira, disse que essas propostas foram encaminhadas para o secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, João Batista Junior, para que possam ser avaliadas quanto a sua aplicabilidade no município, bem como para avaliar a capacidade dos alunos em lidar com o tema e propor respostas a problemas e necessidades que urgem.
Os alunos de Uberlândia podem votar a favor de todas as propostas, caso julguem pertinentes e importantes, já que não há um limite de propostas para serem encaminhadas para a Plenária Regional, prevista para acontecer no dia 20 de outubro na cidade pólo regional, Conceição das Alagoas. Os alunos ainda participarão da Plenária Estadual, no dia 26 de novembro, onde analisarão e votarão as propostas de lei eleitas nas plenárias regionais para disputarem a aprovação no plenário da Assembleia Legislativa de Minas e se tornarem, de fato, lei ou leis na questão ambiental em todo estado.
Na Plenária Municipal os alunos serão empossados como parlamentares jovens e será eleito um deles para fazer a leitura das propostas de lei. Os seis autores deverão defender suas propostas de lei em tempo destinado para o que seria a palavra na tribuna.
A Plenária contará com a presença do presidente da Câmara, vereador Sérgio do Bom Preço (PP) e demais vereadores que serão convidados para o evento. Além deles, o secretário João Junior deve acompanhar os trabalhos e emitir pareceres sobre as propostas de lei quanto a legalidade e operacionalidade das propostas, avaliando aspectos como redundância em leis já existentes.
A Plenária Municipal está prevista para acontecer das 9h30 às 12h30, no dia 30 de setembro. A votação do novo tema central do Parlamento Jovem Minas está prevista para acontecer, de modo virutal, no período da tarde, das 13h30 às 16h30, com as câmaras municipais de todas as regionais.
Departamento de Comunicação (Emiliza Didier)