Com o compromisso de garantir um atendimento de saúde com cada vez mais qualidade, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria de Saúde, vai promover mais uma importante ação para agilizar a oferta de consultas, exames e cirurgias.
O vereador Zezinho Mendonça, presidente da Câmara Municipal, junto a outros vereadores e vereadoras, participou do evento em que o prefeito Paulo Sérgio anunciou, na manhã desta segunda-feira (13), o mutirão de oftalmologia “Olhos nos Olhos”, que terá início imediato. A previsão é de realizar 15 mil atendimentos. Ainda durante o evento, realizado no auditório, foi anunciado o projeto de oferecer um serviço itinerante para exames oftalmológicos e odontológicos.
Com investimento inicial de R$ 150 mil, custeados com recursos do Governo Federal para procedimentos de Média e Alta Complexidade (MAC), o mutirão de oftalmologia tem como público-alvo os pacientes classificados como verde e amarelo na Central de Regulação. Conforme o cronograma, será feito o agendamento de uma média de 2,5 mil procedimentos por mês. Os atendimentos serão realizados por duas clínicas contratadas via chamada pública nº 467/2021: a Neo Oftalmologia e a ISO Olhos. Entre os procedimentos oferecidos estão mapeamento de retina, topografia de córnea, tomografia de coerência óptica de mácula e nervo, além de cirurgias de catarata e de retina.
AGENDAMENTOS
Para os agendamentos, a Secretaria Municipal de Saúde entrará em contato com os pacientes, não sendo necessário que as pessoas se dirijam até as unidades de saúde sem terem sido avisadas. As primeiras tentativas serão feitas via call center, por telefone, SMS e WhatsApp. Caso o paciente não seja localizado dessa forma, tanto as unidades de saúde quanto o setor de alta complexidade da Central de Regulação adotarão outras estratégias para confirmar o agendamento. Se não houver confirmação, a lista seguirá, evitando vagas ociosas ou prejuízo no andamento das marcações.
Texto: Jornalista Suila Camargos (RP: 0023299/MG)