Os vereadores Hélio Ferraz Baiano (PSDB), Antônio Carrijo (PSDB), Thiago Fernandes (PRP), o vice-prefeito Paulo Sérgio Ferreira (PSD) e osempresários de Uberlândia, Fábio Pergher e Paulo Romes Junqueira (atual e próximo presidente da Aciub), Fábio Túlio Felippe, Rogério Nery, o ex-deputado Felipe Attiê e Glênio Spini, participam nesta tarde de sexta-feira, em Belo Horizonte, da posse dos deputados eleitos para a 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em solenidade nesta tarde de sexta-feira, 1º de fevereiro, dentre eles os uberlandenses Elismar Prado (Pros), Leonídio Bouças (PMDB) e Luiz Humberto Carneiro (PSDB), que também assumirá a liderança do Governo de Minas na ALMG.
A Reunião Preparatória terá início às 14 horas, no Plenário, e será acompanhada por prefeitos, presidentes de câmaras municipais, deputados federais, autoridades do Estado, convidados e familiares dos parlamentares. Logo após, será eleita a Mesa da Assembleia para o primeiro biênio.
No Plenário, os deputados vão prestar o juramento e consolidar a posse no mandato. A reunião será presidida pelo deputado mais idoso, no caso, Hely Tarqüínio (PV), 78 anos, que foi eleito para seu sétimo mandato. Antes do ato, será executado o Hino Nacional Brasileiro.
Depois dos juramentos, será declarada a instalação da 19ª Legislatura (2019/2023) e de sua 1ª Sessão Legislativa Ordinária (primeiro ano de trabalho). Nesse momento, é feita a leitura da mensagem do governador Romeu Zema.
Em respeito às vítimas do rompimento de barragem de rejeitos de minério da Vale, em Brumadinho, ocorrido em 25 de janeiro, a ALMG decidiu suprimir as etapas festivas da solenidade de posse, conferindo um caráter mais sóbrio ao evento. Assim, a cerimônia está restrita aos ritos regimentais obrigatórios.
Fonte: Departamento de Comunicação CMU