Igino Marcos da Mata de Oliveira, 50 anos, é o mais velho de uma família de 4 irmãos. Paulistano, em 1982 se mudou com a família para Rondônia, onde ajudava os pais em uma lanchonete. Teve uma educação muito boa.
Porém, onde morava não havia estrutura, as casas eram de madeira, não tinha água e esgoto tratado, energia elétrica, asfalto e equipamentos públicos. Ao longo do tempo, a cidade foi se estruturando e, consequentemente, sua vida e de sua família também. Aos 18 anos, Igino retornou para a cidade de São Paulo para fazer cursinho e um ano depois se mudou para Uberlândia.
Em nossa cidade ele morou na república da Pastoral da Terra, lugar em que iniciou sua história profissional e política. Desde então, se envolveu com os movimentos de luta pela terra em Uberlândia e região, tendo decidido cursar a Faculdade de Direito. Entrou na UFU em 1994, tornou-se Bacharel de Direito em 1999, e se especializou em Direito Notarial e Registral em 2014.
Entre 2012 e 2016 foi Delegado do Ministério do Desenvolvimento, lotado em Belo Horizonte, representando o Ministro de Estado de
Desenvolvimento Agrário em Minas Gerais, visitando assentamentos e articulando politicas públicas para a agricultura familiar e a reforma agrária. Sua primeira grande vitória na trajetória como advogado foi quando conseguiu reduzir os preços dos contratos das casas do Bairro Morumbi, entre moradores e imobiliária. De lá pra cá, ele já ajudou mais de 15 mil famílias a conquistar uma moradia digna, em pelo menos 50 assentamentos de 12 cidades da região.
Atuou nos processos judiciais e de Regularização Fundiária da Comunidade do Glória (atual Bairro Elisson Prieto), e atua nos processos das comunidades do Maná, Irmã Dulce, Fidel Castro, Santa Clara e de mais 40 (quarenta) outras comunidades, evitando a remoção forçada de inúmeras famílias. Com a chegada da Pandemia de Covid-19, incentivou a formação das Cozinhas Comunitárias, cedendo o espaço físico de seu escritório de advocacia para a instalação da primeira. Hoje por desdobramento desta cozinha comunitária temos ao todo 7 (sete), instaladas em Uberlândia, nos bairros e ocupações Morada Nova, Dom Almir, Maná, Santa Clara, Renascer/Torres, Fidel Castro e Glória.
Nas eleições municipais de 2020, alcançou expressivos 2.853 votos para vereador no PT, tendo ficado na primeira suplência, assumindo o cargo em 02 de fevereiro de 2023, em razão da eleição da titular, Dandara, ter sido eleita deputada federal pelo seu partido.
Aniversário: 12/03
Instagram
@iginomarcos
Facebook
@DrIginoMarcos